Kárita Vilela

Sou professora no CEJA Dom Bosco na cidade de Iporá. Trabalho com as disciplinas de Biologia e Química. Atualmente estou como dinamizadora no Laboratório de Informática.


HIPERTEXTO / HIPERLINK
     Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.





HIPERMÍDIA
     O conceito hipermídia, juntamente com hipertexto, foi criado na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson. Este pioneiro da Tecnologia da Informação criou o conceito a partir da sua experiência pessoal com o computador nos anos 1960. Ted Nelson foi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidades e também foi o pioneiro a relacionar computação com teoria literária e antever os impactos que a digitalização do conhecimento traria para a humanidade, como podemos observar, atualmente quase todas as informações, periódicos, livros, vídeos e áudios.





AUTORIA NA WEB
     A AUTORIA  é uma palavra-chave. Os alunos devem ser participantes ativos em sua própria educação. O professor deve incentivar seus alunos a criarem. A Web 2.0 facilita esse processo, uma vez que disponibiliza muitas ferramentas com esse objetivo, como a Wiki, os blogs, etc. Não incentivar a AUTORIA é subutilizar os recursos da Web 2.0. Pedagogicamente falando, essa construção é importante pois os alunos refletem sobre suas concepções espontâneas, sintetizam seu ponto de vista, e podem reconstruir seu conhecimento na medida em que analisam os resultados diante da visão do outro, uma vez que a Web exibe sua contribuição.



REDES SOCIAIS
   Segundo a Wikipédia, uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."



                                     


VEJA um exemplo de esperança.... é lindo